• João dos Neto: "A parceria entre empresas angolanas e turcas é uma prioridade"


    A parceria económica entre empresas angolanas e turcas é uma prioridade na relação bilateral entre os dois países, disse, esta sexta-feira, em Istambul, o embaixador de Angola na Turquia, João dos Santos Neto.

    O diplomata angolano, que falava durante um encontro que manteve João Salvador dos Santos Neto manteve com o CEO da DEIK e da empresa turca Pak Yatirim, Nail Olpak, reconheceu o grande potencial económico da Turquia, destacando alguns projectos que já contam com investimento de empresas turcas em Angola.

    Avançou, citado numa nota de imprensa, a necessidade do reforço da cooperação em áreas como Agricultura, Energia e Águas, Minas e Turismo.

    De acordo com o João dos Santos Neto, Angola está aberta ao investimento turco e tão logo seja possível delinear as medidas para execução a curto, médio e longo prazos.

    Fórum Angola-Turquia
    Uma das iniciativas avançadas, também, pelo embaixador João dos Santos Neto é a realização de um fórum de negócios Angola-Turquia, de modo a abordar de forma profunda e por sectores, cada um dos projectos a ser implementado

    O presidente do DEIK, Nail Olpak, agradeceu mais uma vez a audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, avançando que é do interesse de empresas turcas, o reforço desta parceria.

    O empresário sublinhou que Angola é um país importante para investimento e principalmente em sectores chaves do país.

    Nail Olpak faz questão que as negociações entre as partes recomecem tão logo seja possível, para que a execução dos projectos seja um facto.

    O encontro entre as duas entidades decorreu à margem do Fórum Económico e Empresarial Turquia-África, que encerrou esta sexta feira, que contou com o discurso do Presidente Recep Tayip Erdogan, tendo reafirmando a vontade do seu país em fazer parte da industrialização e desenvolvimento do continente africano.

    Erdogan disse que ao longo dos vinte anos de parceria com África, ja foram investidos mais de 40 biliões de dólares, o que pode vir a aumentar o volume de negócio.

    Os empresários angolanos que participaram neste encontro mostraram-se satisfeitos com a parceria já existente com as empresas turcas e esperam que a presença de empresários turcos seja mais forte.